segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A ideologia como um mero rótulo

Uma estratégia comum nas discussões políticas é a de utilizar uma posição ideológica como rótulo negativo ao oponente e insistir na alegação sempre que possível. Um dos objetivos é fazer o oponente perder tempo e oportunidades se defendendo das "acusações", ao invés de apresentar suas ideias. O outro objetivo é efetivamente desqualificar sua posição.

Outra estratégia nesta mesma linha é atribuir uma posição ideológica odiada pela maioria a tudo aquilo que seus opositores fazem ou defendem, mais ou menos como alguns grupos que tem participado das manifestações nas ruas brasileiras, que denominam de fascista tudo aquilo que lhes contraria, especialmente se significar manutenção da ordem, o que muitas vezes é tratado como mero podamento das manifestações de insatisfação ou preservação dos corruptos.

Outro bom exemplo é a discussão sobre o neoliberalismo, que praticamente tornou-se um xingamento no Brasil. Qualquer ideia diferente do estado provedor, ou do estado que interfere em tudo, é "neoliberalismo", o monstro que a tudo e a todos destrói. Não que eu seja um neoliberal, ainda mais que a meu ver, o brasileiro nem está pronto para tanta liberdade econômica, mas transformar esta discussão em luta de mocinhos e bandidos é no mínimo, uma desonestidade intelectual.

Além disto, o neoliberalismo é sempre associado à ideia de governos anti-democráticos ou ditatoriais e que "entregam" o patrimônio público a capitalistas estrangeiros. Entretanto, se estes governos são mesmo anti-democráticos, porque adotariam princípios de liberdade econômica? Porque abririam mão de interferir em tudo, até mesmo para que com medidas populistas, possam vender a ideia de serem governos "populares", e portanto, defensáveis?

A verdade é que é preciso ter muito cuidado ao usar um posicionamento ideológico ao qual se é contrário, simplesmente para depreciar alguém, pois a verdade se dissipa e os aspectos mais importantes da discussão se perdem, tornando-a um mero bate boca no qual uns debatedores tentam rotular outros, que por sua vez, passam a apenas se defender, quando não tentam devolver o rótulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

«« LOCALIZAR »»