sexta-feira, 24 de maio de 2013

Porque a democracia incomoda tanto?

Muammar Khadafi, Fidel Castro, Adolf Hitler, Augusto Pinochet, Pol Pot, Idi Amin e Saddam Hussein. O que estes nomes tem em comum? Além do fato de terem governado seus respectivos países por anos a fio, estes homens nunca mostraram muito apreço pela democracia, independentemente de qualquer posicionamento ideológico, e sempre adotaram ações com o interesse de solapar a democracia, impedindo-a de florescer ou de ser restaurada.

Mas afinal, o que tem a democracia de tão ruim, que faz com que ela mereça tantos maus tratos em diferentes partes do mundo? E não me refiro somente a governos nacionais e a presidentes de países. Muitas vezes a intolerância à democracia está em outras esferas e em outros tipos de instituições e organizações (às vezes até nas menores células organizacionais: as famílias).  A resposta para esta pergunta está no próprio conceito de democracia: demo (povo) + cracia (governo), ou seja, governo do povo, com o povo e para o povo. O problema é que governo implica em... poder!

Poder, esta é a resposta. A democracia implica em lidar e tentar aceitar a opinião do outro, em lidar com as diferenças, em entender que o interesse público deve prevalecer sobre o interesse individual, quando houver conflito. Esta última implicação da democracia diz respeito também ao poder, especialmente quando falamos de governo. Governar é uma enorme responsabilidade, que também traz muito poder e muitas decisões a serem adotadas e respeitadas por todos.

Já disse Abraham Lincoln: "Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." A disputa pelo poder é capaz de conduzir o homem a consequências inimagináveis, como assassinatos e outras barbaridades e este é o principal motivo pelo qual a democracia incomoda tanto: porque implica em limites e divisão do poder, algo que os homens que citei no começo, não queriam de forma alguma.

Para refletir, ouça "Toda Forma de Poder", música do primeiro álbum da banda Engenheiros do Hawaii, lançado em 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

«« LOCALIZAR »»