sábado, 29 de dezembro de 2012

2013: um ano para empreender

A economia brasileira vive hoje não propriamente uma crise, mas um período de evidente estagnação, com o chamado "pibinho", apelido dado ao ridículo crescimento do PIB previsto para 2012, de 1%, que não só não cobre a inflação, ou seja, a economia em termos reais está com crescimento negativo, como também não indica que novos empregos vão ser criados, ou pior, que em alguns setores pode haver perda de postos de trabalho.

Nesta situação, pode haver receio em empreender ou em iniciar o próprio negócio, considerando-se não só este cenário, de baixo crescimento da economia, mas também aspectos estruturais como a carga tributária e a burocracia. Entretanto, há quem veja este momento como uma janela de oportunidades, tal qual diz o ideograma chinês para "crise", que é a soma dos ideogramas para "perigo" e "oportunidade". Me refiro ao Professor Marcelo Nakagawa (aqui), que com muita propriedade nos lembra de que nas economias em crise, muitas vezes a maior contribuição vem exatamente das micro e pequenas empresas.

O papel das micro e pequenas empresas em qualquer economia é de capital importância, tanto por serem as principais geradoras de empregos (no caso do Brasil, mais de 90%), quanto por se integrarem nas cadeias produtivas como fornecedoras das grandes empresas, que muitas vezes não vêem vantagens em verticalizar (realizar todas as etapas) sua produção, preferindo terceirizar algumas atividades.

Desta forma, se você está com um plano de negócios pronto e já fez uma análise criteriosa das ameaças e oportunidades que o seu mercado oferece, não tenha dúvidas e ponha a empresa para funcionar, pois o Brasil precisa de todo o esforço possível para que a economia volte a crescer em patamares respeitáveis e haja chances de nos desenvolvermos.

Obrigado a todos pela atenção, pelas visitas e pelos comentários e que 2013 seja um ano de muitas realizações, que nosso mundo seja mais justo e mais acolhedor! Um forte abraço e até o ano que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

«« LOCALIZAR »»