sábado, 6 de outubro de 2012

Educar para escolher

A cada dois anos ocorre no Brasil um pleito eleitoral, que desta vez será para eleger Prefeitos e Vereadores. Daqui a dois anos, elegeremos Presidente, Governadores, Senadores e Deputados Federais e Estaduais. E nestas ocasiões sempre volta à tona uma discussão importante: a obrigatoriedade do voto.

Alguns a defendem, sob a alegação de que a população ainda não está totalmente preparada para o voto facultativo e que haveriam altas taxas de abstenção, tornando assim o processo "menos democrático". Há um segundo grupo, no qual me incluo, que defende o voto facultativo, por entender que se o voto é um direito, cabe ao livre arbítrio de cada um decidir se quer ou não usar este direito. E penso que aqui no Brasil a única obrigatoriedade deveria ser a de obter o título de eleitor.

Toda vez que vejo as propagandas da Justiça Eleitoral, quase pedindo "pelo amor de Deus" para que todos vão votar, fico pensando se não seria mais simples se o voto fosse mesmo facultativo, já que aí sim estaríamos realizando de fato a "festa da democracia", ou você já viu alguma festa em que você é obrigado a ir para não sofrer sanções? Confesso que acho bem engraçado quando vejo os garotos propaganda da Justiça Eleitoral falando em "direito" e "o voto não é obrigação, mas uma conquista do povo", pois não conheço outro direito que sejamos obrigados a usar. Que tal se fôssemos obrigados a usar os direitos fundamentais do Artigo 5º da Constituição? Bem melhor se fôssemos "obrigados" a ter direito a alimentação, moradia digna, lazer, liberdade de expressão, de credo.

No fim disso tudo, sou obrigado a concordar com o "outro lado", quando falam que falta educação ao brasileiro, pois mesmo com o voto facultativo, eu estaria lá na seção, a cada dois anos, expressando minha opinião, mas nem todo mundo pensa assim, então é melhor liberar quem não quer participar da "festa da democracia", pois isso diminuiria os votos dados "a esmo" e serviria de desestímulo à compra de votos.

Bom final de semana e vote com consciência, pois o arrependimento pode durar 4 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

«« LOCALIZAR »»