segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Rio está mesmo pronto para 2016?

Os Jogos Olímpicos de Londres terminaram. Agora, a missão de dar continuidade ao espírito olímpico, até 2016, estará com o Rio de Janeiro. O contraste entre as duas cidades, ou entre os dois países, nos leva a pensar diversos aspectos de uma empreitada tão maravilhosa quanto complexa, e mais: nos leva a avaliar também se temos as condições necessárias para fazer um espetáculo não só alegre (isso está garantido), mas organizado, seguro e que permita aos melhores atletas do mundo mostrar todo seu talento e sua capacidade.

Todos sabem que é preciso ter uma Vila Olímpica de primeira qualidade para abrigar aos atletas, que é preciso montar um aparato esportivo para inúmeras modalidades, sendo que em várias delas não temos nenhuma tradição, e provavelmente, não participaremos. Esta estrutura será aproveitada depois e servirá para que comecemos novas tradições esportivas? Ou ficará relegada ao abandono, como o velódromo dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no mesmo Rio de Janeiro?

E mais: teremos condições adequadas de aeroportos, mobilidade urbana, hotelaria, hospitais, serviços de telefonia, transmissão de dados e segurança para tanta gente? São milhares de atletas, treinadores, jornalistas e torcedores presentes, além de governantes dos mais diversos países. O mundo estará de olho no Rio de Janeiro. A estrutura, que deveria estar adiantada, já que realizaremos a Copa do Mundo de 2014, ainda está muito distante do ideal.

E falo mais, há um aspecto que pouca gente vem considerando nas análises sobre o Rio sediar os Jogos Olímpicos: a cidade que sedia as Olimpíadas tem que também sediar logo depois os Jogos Paraolímpicos. Se já há tantas dificuldades estruturais para a atender à maioria das pessoas, que diremos a respeito dos atletas com necessidades especiais?

Querer é poder, mas esse "querer" precisa ser muito maior do que apenas afirmar essa vontade.  É preciso planejar, trabalhar e investir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

«« LOCALIZAR »»