domingo, 19 de fevereiro de 2012

Planejar vale a pena!

Vamos agora variar de tema, deixar de lado a política e as coisas que a envolvem, e abordar um elemento fundamental das atividades humanas, inclusive as empresariais: trata-se do planejamento, que apesar de ser tão importante, é meio desvalorizado em algumas empresas, mas é importante para a maioria.

O planejamento serve, essencialmente, para que possamos partir de uma determinada situação, que consideramos desfavorável ou não totalmente favorável (diagnóstico), para outra situação que consideramos ideal (objetivo). Portanto, um planejamento é a definição de como cumpriremos o trajeto entre o diagnóstico e o objetivo, mas qual é a melhor maneira de cumprir este trajeto? O planejamento tem a resposta para esta pergunta.

Um planejamento bem feito servirá, conforme dito acima, para cumprir o trajeto que nos afasta de nossos objetivos e para tanto é preciso elencar ações a serem realizadas e estabelecer um cronograma, ou seja, não basta planejar, é preciso fazer, e mais, é preciso fazer no tempo certo. Agora, você pode estar se perguntando: "como vou saber quais são as ações a realizar e o tempo necessário?" Para isto existem profissionais, no caso das grandes empresas, que tem a experiência e o conhecimento necessário da atividade econômica e de suas respectivas atribuições (gerentes), e portanto, tem como avaliar estas questões com precisão. No caso das microempresas, por exemplo, há o SEBRAE e outras consultorias que podem contribuir neste processo.

Outro ponto a ressaltar é que o planejamento não é uma "camisa-de-força" e que é importante ter os planos B, C e etc..., para evitar ficar sem opções se o planejamento principal não der certo. Planejar requer calma e uma observação criteriosa de todos os aspectos que envolvem as atividades da empresa, e o melhor: você pode aplicar este conceito à sua vida pessoal e financeira! E não é difícil, pois há estudos que mostram que até os animais aplicam conceitos de planejamento em suas vidas, quando necessário.

O mais importante é ter em vista que planejar requer tempo, mas nem de longe é tempo perdido, e sim, tempo investido! Não adianta nada sair agindo de qualquer maneira, apenas para dizer que não "perdeu" tempo com o planejamento. Planejar vale a pena! Invista dois ou três dias a cada semestre para reuniões de planejamento e mais um dia, ou pelo menos uma manhã por mês para monitorar os resultados, afinal, o planejamento só é completo se você sabe como está se saindo e se o objetivo está mais perto ou mais longe.

Um abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

«« LOCALIZAR »»