sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Empreendedorismo com causa: um ótimo negócio!

Olá, pessoal!

Há um fenômeno em curso, que vem sendo percebido positivamente e vai despertar muito interesse nos próximos anos: o chamado empreendedorismo com causa. Isto nada mais é do que a percepção de que o atendimento das necessidades das classes menos favorecidas pode, e requer,
ser feito de forma financeiramente eficiente, ou lucrativa. Os principais focos destes empreendimentos são o acesso a produtos e serviços importantes para a qualidade de vida e inserção no mercado produtivo.

Muitos destes empreendedores trabalham inclusive com a perspectiva de facilitar o acesso dos menos favorecidos a elementos importantes para seu progresso, como conhecimento e oportunidades de emprego. Esta sim, é a grande revolução no combate à pobreza em nosso país, sem assistencialismo, e que irradia da sociedade, não do Estado. Um dos principais problemas no Brasil é que a sociedade, voluntariamente, submete-se ao Estado, quando deveria, e precisaria, igualar-se em importância.

Fico particularmente animado com a perspectiva de que a solução para parte dos problemas sócio-econômicos venha de nós mesmos e não de programas do Estado, que normalmente exigem novos aumentos de impostos ou cortes de recursos para infra-estrutura e outras questões fundamentais que o Estado deve assumir, já que, aí sim, a sociedade não teria como.

Outro ponto importante, é que a revolução vem de novas empresas e não daquelas já consolidadas, o que nos mostra a gama variada de possibilidades de crescimento e desenvolvimento que o Brasil possui e também mostra que as novas gerações de empreendedores estão atuando dentro de novos paradigmas, fugindo dos "lugares-comuns".

Até a próxima, pessoal! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

«« LOCALIZAR »»