segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cuba: a transição para o Século XXI começou!

Olá, amigos!

Uma notícia que chamou minha atenção foi a das reformas econômicas que foram aprovadas em Cuba, principalmente a que permite, após 50 longos anos, que cidadãos cubanos possam adquirir propriedades, o que na prática, ocorria no "mercado negro".
Enfim, o direito à propriedade privada se restabeleceu em Cuba!

Pela minha posição liberal (mas não anti-estatal), considero esta uma vitória do capitalismo sobre o regime comunista dos irmãos Castro, ainda que um deles, Raúl, seja o comandante do país e esteja conduzindo esta transição. Pela minha posição democrata, considero esta uma vitória da democracia sobre as tendências ditatoriais daquele mesmo regime. Concordo com Churchill, que declarou a democracia como sendo o regime "menos pior" a ser adotado por um país e acredito que a economia de mercado tem muito a contribuir com o desenvolvimento de uma nação, forçando seus entes a produzir e a empreender.

Acredito estar vendo o começo da transição de Cuba para o status de "economia de mercado", uma transição que alguns criticam por sua lentidão, mas que entendo que deva ser deste modo, afinal depois de mais de 50 anos sob o controle total dos meios de produção pelo governo, a população não está preparada para ingressar totalmente no capitalismo, precisando qualificar-se paulatinamente para tal.

O que importa é que a mudança está acontecendo e que Cuba possa se tornar uma nação mais desenvolvida, aproveitando os pontos positivos do antigo regime, especialmente na saúde, e mesclando com o que a novidade poderá lhes trazer.

Abraços a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

«« LOCALIZAR »»