domingo, 24 de julho de 2011

Burocracia demais = BURROcracia

Olá, Pessoal!!!!

Estava lendo um artigo na internet, mais precisamente no Ig (clique aqui), dando conta de que 50% das empresas brasileiras tem a burocracia e a regulação como fatores de limitação do desenvolvimento dos negócios. Este fato está longe de ser uma novidade, mas precisa ser comentado
e constantemente debatido, já que, pelo menos na teoria, oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento são desperdiçados na ineficiência estatal brasileira.

Os excessos burocráticos de nosso estado fazem com que as empresas nacionais precisem ter departamentos especializados na nossa legislação. O que isto significa? Despesas não-operacionais a mais, preços mais altos, e consequentemente menos competitividade. Este é um dos motivos pelos quais os produtos chineses são muito mais baratos, ainda que com qualidade inequivocamente inferior.

A burocracia é um monstro pura e simplesmente? Não, ela é necessária para organizar e padronizar diversos aspectos da vida civil e empresarial de um país, mas precisa ser bem medida, porque se for escassa, o descontrole permitirá riscos de fraudes e outras ilegalidades, porém em excesso, contribui como vimos para atravancar e desacelerar as atividades cotidianas civis e empresariais, prejudicando cidadãos, empresas e até o próprio Estado.

Querem mais informações sobre os efeitos nefastos do excesso de burocracia? Vejam este artigo (clique aqui), que contem números esclarecedores.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

«« LOCALIZAR »»