sexta-feira, 17 de junho de 2011

Crédito é muito mais que apenas dinheiro...

Olá, meus amigos!

No geral, as pessoas entendem a maioria das funções do crédito para a economia, principalmente aquela que é a mais visível: a de antecipar recursos de que não dispomos. Além disto, as pessoas no geral, sabem também que o reembolso do crédito é formado pelo valor emprestado acrescido dos juros,
que são a remuneração de quem emprestou o dinheiro, ou seja, o crédito tem também a função de remunerar os possuidores de recursos financeiros.

O que talvez nem todo mundo saiba, ou perceba, é que o crédito tem uma importante função social, de contribuir na geração de emprego e renda, através da viabilização de empreendimentos produtivos, já que o crédito como vimos, antecipa recursos de que não dispomos imediatamente. Entretanto, quando se fala em geração de emprego e renda, normalmente nos vem à cabeça as grandes corporações, de alcance nacional ou internacional, que movimentam centenas de milhões de reais e empregam dezenas de milhares de trabalhadores.

Claro que estas corporações são importantíssimas ao desenvolvimento econômico e social de um país, mas o que as pesquisas mostram é que a maioria dos empregos é gerada por micro e pequenas empresas, muitas delas restritas ao dono e um empregado, e é para elas que surgiu o microcrédito, uma criação do economista bengali Muhammad Yunus, que por conta dela recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2006. O microcrédito é uma revolução no setor financeiro que contribui para resolver questões sociais e faz do crédito um elemento apaziguador de conflitos.

Por fim, conheça (clique aqui) uma das inúmeras iniciativas de microcrédito existentes, que é marcante por representar o futuro do Brasil: um banco de jovens que atende a outros jovens.   

Um forte abraço a todos e até mais!

Um comentário:

  1. A Promoção Resenha Premiada já está no ar! Não fique fora dessa hein!

    Quem quiser participar deverá nos enviar o relato de uma aventura gastronômica. As duas melhores resenhas ganharão:

    1° Lugar: 2 (dois) Combos formados por: 1 (um) Beiju (Salgado ou Doce) + 1 (um) Milk-Shake de 300 ml (livre escolha de sabor) a serem consumidos no mesmo momento no box na Beiju Mix;
    2º Lugar: 2 (dois) Combos formados por 1 (uma) Tigela de Açaí de 350ml (livre escolha de sabor) + 1 (uma) Torta de Banana a serem consumidos no mesmo momento em uma da lojas da Açaí & Saúde.

    Huuuuum!!! Deu água na boca, não deu? Então, corra para fazer a sua aventura gastronômica e enviar para nós! Mas, antes, confira o regulamento detalhado!

    www.mastigandoemsalvador.blogspot.com

    ResponderExcluir

«« LOCALIZAR »»