sábado, 1 de janeiro de 2011

Desenvolvimento Econômico Sustentável: um desafio para 2011

Li um artigo no site da Revista Época (clique aqui), a respeito de sustentabilidade, sendo que duas questões relacionadas a este tema chamaram a minha atenção, e na minha opinião compõem um desafio para todo o mundo no ano que acaba de começar:

1ª questão: o que é ou como define-se sustentabilidade?

2ª questão: como medir a sustentabilidade?

O economista José Eli da Veiga, entrevistado na reportagem já citada, explica que sustentabilidade não tem uma definição muito precisa em palavras, mas é facilmente identificável, tal qual a justiça. Apresenta também a dificuldade de criar uma fórmula ou outro instrumental matemático ou estatístico aplicável  aos mais de 200 países do mundo.

Entretanto, acredito que a sustentabilidade está suficientemente definida, por  exemplo, no seu verbete na Wikipedia, que entre outras coisas, afirma: "o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio." Resumindo: promova o desenvolvimento econômico sem sair por aí, consumindo os recursos naturais de qualquer maneira. A alocação de recursos é uma questão econômica basilar, tanto que a Economia é chamada por muitos de "ciência da escassez".

Em relação à medição da sustentabilidade, penso, modestamente, que cada país terá suas questões fundamentais, seus objetivos estratégicos, que mudarão ao longo do tempo. Porém, há um problema: como comparar os países e verificar quem tem mais sustentabilidade? Para comparar, proponho a manutenção dos indicadores econômicos atuais, dando mais ênfase a indicadores de consumo e investimento. E complementarmente, cada país, como já disse, teria a sua forma de medir a sustentabilidade.

Porém, o que importa é a conciliação do progresso e do desenvolvimento econômico, com a preservação ambiental e a manutenção da perenidade dos recursos e este é um importante desafio do Brasil e do mundo, já que não queremos outros casos com o da British Petroleum no Golfo do México-EUA.

Feliz 2011 a todos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

«« LOCALIZAR »»