terça-feira, 23 de novembro de 2010

Criatividade, Empreendedorismo e Inovação


Caros,

Neste primeiro post do blog, eu quero falar sobre o evento "Criatividade, Empreendedorismo e Inovação", palestra do pensador italiano Domenico de Masi, apresentada em Salvador no dia 04 de Novembro.

É desnecessário tecer considerações sobre a cultura e o conhecimento de Domenico de Masi, claramente perceptíveis nos livros que tive a oportunidade de ler,
no caso, "O Ócio Criativo" e "A Economia do Ócio" (Domenico organizou esta obra, a partir de Bertrand Russell e Paul Lafargue), e também na palestra. Porém, não posso abster-me de observar que a palestra foi boa, especialmente para quem nunca leu ou conhecia o trabalho dele, mas com pontos que poderiam ser melhorados, por exemplo: o início da palestra trouxe informações e estatísticas interessantes sobre aspectos da evolução tecnológica e humanística, mas inseridas em uma abordagem histórica demasiado longa, começando com o advento da escrita (cerca de 4.000 anos antes de Cristo) até os dias de hoje, com um excesso de detalhes que cansou a platéia.

Depois, Domenico traçou um paralelo entre os pressupostos da sociedade industrial e da sociedade pós-industrial, especialmente sob o prisma sociológico,o que foi interessante, por evidenciar a necessidade de eliminar valores típicos da sociedade industrial, especialmente o excesso de trabalho, que provoca afastamento da família, mulheres viúvas e até sexofobia, e o excesso de valores masculinos, além de confrontar o trabalho físico e o intelectual criativo.

O Ócio Criativo foi definido por Domenico como trabalhar, criar conhecimento e riqueza com alegria, de forma lúdica, uma "condição humana por excelência". E esta definição estaria em consonância com os valores pós-industriais: ética, estética, emotividade, subjetividade, qualidade de vida, disponibilidade de tempo e criatividade, que, de acordo com De Masi, são valores femininos.

(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

«« LOCALIZAR »»